Sapatos inteligentes podem medir seu peso e até evitar quedas

Seus sapatos podem muito bem ser o próximo equipamento a monitorar sua saúde e rotina de exercícios. Essa é a nova aposta da Verily, divisão do grupo de empresas Alphabet (holding que controla o Google). Seu foco é desenvolver pesquisas sobre saúde para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O projeto promete criar sapatos inteligentes que podem medir peso e movimentos dos usuários para detectar desequilíbrios e evitar quedas. Conforme matéria da CNBC, a Verily tem apresentado um par de protótipos para potenciais parceiros no desenvolvimento dos calçados.

A nova ideia de wearables, ou dispositivos tecnológicos como peças do vestuário, da Verily pode conquistar as pessoas que seguem ou pretendem começar uma vida saudável de forma segura. Isso porque usar sapatos que avaliem com precisão seu peso e movimentos seria uma ótima maneira de alertar sobre problemas sérios.

Não se sabe se o projeto dos tênis inteligentes está ativo ou não. No entanto, a Verily não é a única empresa que viu nos sapatos um potencial wearable. A companhia francesa E-vone anunciou na CES 2018, em Las Vegas, um modelo de tênis que também pode avaliar o peso e revelar se a pessoa está perdendo o equilíbrio.

Além das duas empresas, a Nike divulgou no mês passado o Adapt BB, a mais recente versão de seus sapatos tecnológicos, que permitem que o cadarço dos tênis seja amarrado e ajustado automaticamente via conexão com um aplicativo no smartphone ou por meio de botões na lateral do calçado. O modelo é direcionado para jogadores de basquete.

Avançando ainda mais para o futuro da tecnologia, os tênis da Nike combinam com o seu telefone para coletar dados armazenados, fazer ajustes e até obter atualizações de software.

Mas os sapatos inteligentes são apenas a mais recente wevolução dos wearables. Antes deles já existiam os relógios inteligentes, como o Apple Watch.  O novo modelo do dispositivo, lançado pela Apple no ano passado, também pode identificar quando o usuário perde o equilíbrio.

Nessa mesma onda dos sapatos e do Apple Watch, coletes de proteção tecnológicos são fabricados pela empresa francesa Helite. Foram feitos modelos para esportes radicais, como esqui, ciclismo e motociclismo, que inflam quando uma queda é detectada. A Helite também fez o Hip’Safe, um cinto para idosos que infla os airbags para proteger seus quadris em uma queda.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/sapatos-inteligentes-podem-medir-seu-peso-e-ate-evitar-quedas/82448

Deixe seu comentário