Nova extensão do Chrome ajuda usuários a aprender novos idiomas assistindo Netflix

Fãs da Netflix agora podem aproveitar as inúmeras horas que passam assistindo filmes e séries para também aprender novos idiomas. A novidade chega para os assinantes da gigante de streaming graças a uma nova extensão do Google Chrome, a Language Learning with Netflix (em tradução livre, Aprendizagem de Idiomas com Netflix), que permite incluir nos programas duas legendas ao mesmo tempo.

Ao visualizar diálogos em duas traduções simultâneas, o usuário consegue melhorar suas habilidades em outras línguas. Mas, a ferramenta é mais eficiente como um complemento para pessoas com algum conhecimento básico da língua que querem aprender. O serviço foi criado pelos desenvolvedores David Wilkinson e Ognjen Apic e é gratuito.

Este plug-in do Chrome é compatível com os principais idiomas nos quais o enorme catálogo da Netflix já oferece legendas, incluindo dinamarquês, holandês, inglês, francês, alemão, italiano, norueguês, português, espanhol, sueco e turco.

Entre os recursos oferecidos pela extensão, estão o destaque de termos menos comuns, que é ajustável para corresponder ao nível de vocabulário de cada pessoa, e uma caixa de dicionário, que surge ao passar o mouse sobre uma palavra. Além desses, por meio do programa, o usuário pode desacelerar diálogos ou pausar a reprodução automaticamente ao final de cada legenda. Até são feitas recomendações para filmes e séries bons para estudar idiomas.

Apesar de gratuita, os criadores do serviço planejam incluir novas funções pagas à extensão, como legendas adicionais para diálogos dublados. Wilkinson explica que o recurso seria importante porque, mesmo a Netflix oferecendo dublagens e traduções alternativas para muitas séries conhecidas, legendas em outros idiomas geralmente não combinam com o áudio. “Estamos pensando em criar novas legendas para essas faixas de áudio alternativas, para que você possa estudar alemão, por exemplo, com Breaking Bad com áudio e legendas correspondentes”, disse o desenvolvedor.

Uma das poucas desvantagens é que a ferramenta funciona apenas no Google Chrome e com a Netflix. Por isso não é possível usá-la assistindo o catálogo do aplicativo em tablets e celulares ou com outros serviços de streaming.

Antes da extensão do Chrome, o Viki, um serviço de streaming para produções asiáticas, implementou um “Modo de Aprendizagem” em 2017 que essencialmente faz a mesma coisa que a “Language Learning with Netflix”, mostrando duas legendas ao mesmo tempo. Mas, os desenvolvedores desse programa disseram ainda não ter contatado a Netflix.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/nova-extensao-do-chrome-ajuda-usuarios-a-aprender-novos-idiomas-assistindo-netflix/82713