Menina de 14 anos desenvolve aplicativo para ajudar portadores de Alzheimer

Algumas pessoas já nascem com o intuito de mudar a vida de quem precisa, e esse é o caso de Emma Yang. A menina, de apenas 14 anos, vendo sua avó sofrer com as consequências do Alzheimer – doença neurodegenerativa que causa perda da memória – desenvolveu um aplicativo capaz de ajudar quem sofre com o problema. O Timeless, nome dado ao app, disponibiliza uma ferramenta que usa reconhecimento facial para ajudar os portadores a identificarem pessoas e recordar memórias.

A jovem que nasceu em Hong Kong e hoje mora em Nova York, programa desde seus 6 anos de idade e foi com 12 anos que começou a pensar em uma forma para ajudar sua avó. O Timeless permite que o paciente receba fotos dos familiares e as organiza automaticamente, identificando e etiquetanto quem é cada um. Além disso ele organiza uma agenda telefônica com as imagens as sincroniza com a agenda de compromissos, indicando quem é o responsável por levar a pessoa a determinados lugares.

A brincadeira de criança, que era estimulada pelo pai, um desenvolvedor, começou na plataforma de programação visual Scratch. Daí em diante, a menina já produziu diversos jogos e websites. O trabalho de Yang repercutiu e foi notado por Bill Gates, fundador da Microsoft, e Joseph Tsai, vice-presidente executivo do grupo Alibaba.

Hoje o Timeless conta com a colaboração de um desenvolvedor alemão, de um suporte técnico da startup Kairos (que é especializada em reconhecimento facial) e de uma designer norte-americana.

Yang não foi a primeira e nem será a última criança talentosa que usa a tecnologia para algo tão nobre. A geração que nasceu em um mundo mais digitalizado vem para melhorar o mundo, unindo a tecnologia e suas habilidades.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/menina-de-14-anos-desenvolve-aplicativo-para-ajudar-portadores-de-alzheimer/82655