Itaú anuncia que terá câmeras com inteligência artificial em agências

O Itaú Unibanco está implementando câmeras equipadas com tecnologia de inteligência artificial para melhorar a segurança e o serviço ao cliente em agências físicas. O equipamento foi introduzido e testado em diversas agências do país no ano passado.

De acordo com a instituição, os resultados da iniciativa serão avaliados para avaliar se vale a pena estendê-la para toda a rede de agências. Ainda não foi confirmado o exato número de câmeras nem os locais onde já foram adotadas. O fornecedor do serviço para o Itaú também permanece em sigilo.

Um dos principais objetivos do projeto é permitir um tempo de reação mais rápido e efetivo diante de práticas criminosas. A partir de uma base de dados, as câmeras são capazes de identificar atividades suspeita no local, tal como a presença de objetos como armas de fogo e barras de ferro.

Além de oferecer maior qualidade de imagem, o Itaú aponta que as câmeras habilitadas com inteligência artificial cumprem um importante papel na experiência do cliente no banco. O reconhecimento facial permite determinar o número de pessoas dentro das agências, calcular o tempo de espera e apresentar mapas de calor para demonstrar qual setor tem maior concentração de pessoas.

Contudo, o projeto levanta preocupações a respeito da privacidade do cliente. No ano passado, a ViaQuatro, operadora do Metrô de São Paulo, foi processada após implantar “portas interativas” nas plataformas. Elas coletavam dados dos passageiros, como emoções, idade aproximada e gênero, e o consórcio precisou desativar a ferramenta após críticas. O Itaú informa que a privacidade é um aspecto-chave em todas as suas iniciativas tecnológicas.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/itau-unibanco-lanca-cameras-habilitadas-para-inteligencia-artificial-em-agencias/82469