Engenheiro de Araraquara faz ‘guia do celular’ para tia-avó de 76 anos que vive longe da família

Um engenheiro de Araraquara (SP) escreveu, ilustrou e encadernou um guia de instruções do celular para a tia-avó falar com a família na Itália.

Neia Bertoni não conseguia conversar com a mãe e o irmão do engenheiro Orion Sofia desde que eles se mudaram. Ela vive sozinha em São Paulo e as ligações são difíceis de ouvir.

A família decidiu surpreender a idosa com um novo celular, porque ela usava um antigo preto e branco do modelo “tijolinho”. Foi daí que surgiu a ideia de criar o manual, contou Orion:

“No geral eu sou péssimo em dar presentes, por outro lado eu gosto de criar coisas. Então, decidi fazer como um presente que ajudaria”.

Ele considerou o que ela precisaria do celular e em poucas palavras destacou passos importantes de como falar com cada pessoa.

Guia do celular mostra funcionalidades em poucas palavras e páginas. — Foto: Arquivo pessoal/Thais Girassol

(Guia do celular mostra funcionalidades em poucas palavras e páginas)

Neia recebeu os presentes pelos Correios. Ela não sabia mexer no WhatsApp até seguir as figuras do manual. Usar o teclado também era tarefa difícil, ela não encontrava as letras e digitava uma por uma.

“Agora eu estou bem mais rápida, mando mensagens para Itália e chega rapidinho, é prática né?” disse a tia-avó de 76 anos.

Ela também envia mensagens para Orion e a namorada Thais Girassol, inclusive algumas Fake News, segundo eles.

A aposentada contou animada que um atendente mostrou o guia do celular para todos da loja de telefonia e que as pessoas o elogiaram.

Algumas amigas também tiveram dificuldades com o telefone e pediram para “dar uma espiadinha”.

Idosa de 76 anos envia mensagens para Araraquara e Itália com o manual do whatsapp.  — Foto: Arquivo pessoal/Thais Girassol

(Idosa de 76 anos envia mensagens para Araraquara e Itália com o manual do whatsapp)

Uma delas fez um Facebook para Neia, mas ela quer mais, já pediu para o sobrinho-neto fazer um manual do Instagram. “Eu tenho idade, mas sou jovem”, disse, rindo.

Para Orion, a melhor coisa da tia-avó é que ela “fuça” por conta própria, porque sabe que o pior que pode acontecer é o aparelho parar de funcionar.

Com 76 anos, Neia defende que qualquer idoso pode usar WhatsApp e que é normal não saber no início.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2019/02/04/engenheiro-de-araraquara-faz-guia-do-celular-para-tia-avo-de-76-anos-que-vive-longe-da-familia.ghtml