Chineses querem trazer amostras da Lua ainda este ano

Desde 21 de julho de 1969, quando Neil Armstrong pisou na superfície da Lua, não houve mais expedições tripuladas àquele planeta. Neste ano em que a aventura completa 50 anos, a China tem planos de enviar uma nave espacial até lá para coletar amostras — algo que não é feito desde que a Luna 24, da extinta União Soviética, trouxe pedras lunares em 1976.

A China enviou, em dezembro, uma sonda lunar para o planeta. No início de janeiro, o dispositivo pousou na cratera Von Karman, que fica no misterioso lado oculto da Lua e enviou fotos desse local inexplorado.

Durante este ano, o objetivo é enviar o veículo de lançamento pesado Long March 5 em diferentes missões. Uma delas, prevista para o fim do ano, deve transportar a sonda Chang’e 5 para colher amostras lunares.

A Chang’e 5 está em desenvolvimento e deve ser composta de quatro partes principais: a nave que vai pousar no local, outra para retornar e um ascensor. As amostras obtidas serão lacradas em um contêiner e enviadas para análise e pesquisa laboratorial. O ascensor que vai trazer os fragmentos deve orbitar por um tempo ao redor da lua antes de voltar à Terra e pousar em Siziwang Banner.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/chineses-querem-trazer-amostras-da-lua-ainda-este-ano/82268