Wi-Fi 6: certificação será lançada no segundo semestre de 2019

A Wi-Fi Alliance já anunciou o Wi-Fi 6 em outubro. Hoje, está anunciando os detalhes do processo de certificação deste novo padrão, que será lançado no segundo semestre de 2019. Logo, espere muitos novos dispositivos Wi-Fi 6 no final deste ano.

Alguns fabricantes já lançaram roteadores e outros dispositivos que anunciam o suporte ao Wi-Fi 6, mas não são “ Wi-Fi CERTIFIED 6 ”. Esse programa de certificação garante que os dispositivos sejam compatíveis e que possuam recursos específicos. A Wi-Fi Alliance  espera que os fabricantes tenham os dispositivos Wi-Fi 6 já certificados quando o programa for lançado.

O Wi-Fi 6 inclui uma variedade de tecnologias, mas algumas são obrigatórias para certificação. Os dispositivos devem oferecer suporte à criptografia WPA3 para melhorar a segurança e suportar recursos específicos, incluindo OFDMA, MU-MIMO , beamforming , 1024-QAM e target wake time (TMT). Juntos, esses recursos fornecem uma rede mais eficiente, com menor latência, maior velocidade com vários dispositivos e maior duração da bateria para os mesmos.

Não se preocupe com os detalhes técnicos

Mas você não precisa saber sobre todos esses termos técnicos. Esse é o ponto do novo nome “Wi-Fi 6”, que é um termo mais amigável para 802.11ax. Até agora, os padrões Wi-Fi receberam nomes como 802.11n, 802.11ge 802.11ac. Você pode colocá-los na sequência em que foram lançados (Dica: não, não é em ordem alfabética!)

A ordem correta para os padrões Wi-Fi, do mais antigo ao mais recente é: 802.11b, 802.11a, 802.11g, 802.11n, 802.11ac e 802.11ax. Não se preocupe se você não se lembra – até porque a Wi-Fi Alliance descobriu que apenas 5% das pessoas pesquisadas poderiam colocar esses padrões na ordem correta.

Portanto, esqueça todas essas coisas – basta procurar pelo selo “Wi-Fi 6 Certified”. Você nem precisa se preocupar com a certificação WPA3, já que todos os dispositivos com certificação Wi-Fi 6 devem suportá-lo.

A certificação pode parecer uma formalidade, mas é um sinal de que esses dispositivos estão realmente chegando. Esperamos ver muitos aparelhos Wi-Fi 6 lançados a partir de meados de 2019. Muitos fabricantes já estão exibindo vários deles nesta semana na CES 2019, de roteadores sem fio a soluções de rede mesh a PCs.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/wi-fi-6-certificacao-sera-lancada-no-segundo-semestre-de-2019/81068