Marca de fones de ouvido cria cancelamento de ruído para carros

Que tal dirigir ou ser o passageiro dentro de um carro totalmente vedado ao barulho externo? E não estamos falando só de carros elétricos. A marca norte-americana Bose, conhecida por fabricar fones de ouvido, criou um sistema de cancelamento de ruído para carros.

Em fones de ouvido premium, o sistema de cancelamento de ruído funciona mais ou menos assim: o fone cobre toda a orelha do usuário, vedando a passagem de som, enquanto um microfone capta o ruído exterior e inverte a frequência, criando o efeito que anula todo o som externo.

A tecnologia não é perfeita, e mesmo nos fones mais caros, algum ruído pode passar, mas muito distante e pouco intrusivo. É essa a ideia do QuietComfort, o sistema criado pela Bose para anular o ruído exterior aos carros e tornar as viagens das pessoas mais silenciosas.

O QuietComfort funciona, basicamente, com o cancelamento de ruído em headphones. Um conjunto de acelerômetros posicionados abaixo dos carros observam as vibrações produzidas pelas rodas, pneus e suspensões. São essas vibrações que produzem o ruído que se costuma ouvir dentro do carro.

Lá dentro, o mesmo sistema de som usado para transmitir música por rádio ou Bluetooth inverte a frequência do ruído gerado pelas vibrações e cria um efeito que anula o barulho. Além disso, microfones internos captam o som dentro do carro para otimizar o cancelamento e deixar tudo o mais silencioso possível.

É quase a mesma coisa que um headphone com cancelamento de ruído faz. Apesar de ser conhecida no setor de fones de ouvido, esta não é a primeira vez que a Bose se aventura pelo ramo automobilístico. A empresa também já criou soluções para reduzir o ruído gerado por motores a combustão com diversas montadoras dos Estados Unidos.

Segundo a empresa, o sistema QuietComfort será integrado aos carros já na linha de produção, e os primeiros veículos com essa tecnologia devem ser lançados em 2021. A Bose, porém, não revelou os nomes das montadoras com as quais está trabalhando.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/marca-de-fones-de-ouvido-cria-cancelamento-de-ruido-para-carros/81123