Dez anos atrás, a Microsoft imaginou como seria a tecnologia em 2019

Em 2009, a Microsoft publicou um vídeo de conceito que tentava imaginar como a tecnologia transformaria as vidas das pessoas nos dez anos seguintes. Uma década depois, chegamos ao ano previsto pelo vídeo, 2019, e ele voltou a circular na internet.

O vídeo de quase 6 minutos mostra uma série de cenários cotidianos transformados pelo avanço da tecnologia. Tudo começa em duas salas de aula em cantos diferentes do mundo, conectadas pela internet através de uma lousa eletrônica.

Em seguida, o vídeo salta para uma viagem de avião com telas e até cartões de embarque sensíveis ao toque. Há também cenas de escritórios com janelas e mesas equipadas com tecnologia touchscreen por todo lado.

Há até canecas e jornais com gráficos eletrônicos e animações, no melhor estilo “Harry Potter”. Em outra cena, é possível ver um smartphone com duas telas destacáveis que podem ser usadas separadamente ou juntas para formar um celular dobrável.

Confira o vídeo abaixo:

Conceitualmente, muitas das ideias apresentadas no vídeo já existem no mundo real de 2019. Telas gigantes e videoconferências fazem parte de muitas salas de aula em países desenvolvidos e escritórios de grandes corporações, empresas de médio porte e até startups.

Mas, na prática, a vida real não é exatamente como a Microsoft imaginou dez anos atrás. Os smartphones dobráveis de fato chegarão ao mercado este ano, mas ainda são muito maiores e mais desengonçados do que os que se vê no vídeo da empresa.

Além disso, jornais com gráficos animados ainda estão longe da realidade. O máximo que temos hoje é o e-paper, o “papel eletrônico” que equipa e-readers como o Kindle, da Amazon. E superfíceis sensíveis ao toque além das telas de PCs e monitores também estão engatinhando.

O vídeo tinha como objetivo imaginar o avanço da tecnologia focada em produtividade e no mercado de trabalho pelos próximos cinco a dez anos, e ganhou um update em 2011 – que veremos se estava certo ou não em 2021.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/dez-anos-atras-a-microsoft-imaginou-como-seria-a-tecnologia-em-2019/80924