Como restaurar uma cópia de segurança do WhatsApp nos celulares Android

É muito fácil criar um novo backup a partir das configurações do WhatsApp, mas para restaurar um backup do WhatsApp, onde está o botão?

A questão é complicada e não um recurso do gênero. O WhatsApp só permite restaurar um backup após uma nova instalação, como parte do assistente de configuração, quando você configura sua conta do messenger. Então é preciso fazer todo o processo.

Mas atenção: antes de prosseguir, por segurança, caso não tenha escolhido a opção para fazer backup em sua primeira instalação do WhatsApp, faça agora.

Primeiro, desinstale o WhatsApp

Uma maneira fácil de desinstalar o WhatsApp é abrir o Google Play e usar o mecanismo de pesquisa para pesquisar pelo mensageiro. Em seguida, pressione Desinstalar e espere o processo terminar, o que não levará mais do que alguns segundos. Quando terminar, pressione Instalar para reinstalá-lo no seu celular.

Uma vez feito isso, você terá seu WhatsApp como novo, em branco e, portanto, na próxima vez em que for aberto, você será recebido pelo assistente de configuração.

No caso de você querer restaurar o backup para um celular diferente do original, o processo é o mesmo, mas você não precisará desinstalar nada, apenas instale o WhatsApp no novo dispositivo.

Em seguida, configure seu número de telefone

Abra o WhatsApp e você verá o assistente de configuração. No primeiro passo, é solicitado a aceitar as diferentes permissões necessárias para a operação do aplicativo. Aceite todos até chegar à janela onde você deve digitar o seu número de telefone.

Reprodução

Aqui é de vital importância que você use o mesmo número de telefone associado à cópia de backup, caso contrário, ele não será será restaurado. Como sempre, você deve confirmar imediatamente que é o seu número de telefone através de uma chamada ou um código SMS.

Geralmente, o WhatsApp faz essa verificação por si mesmo assim que o SMS chega. Mas se não for o seu caso, você precisará escrever o código numérico que chegou por mensagem.

Reprodução

A restauração

Se tudo correu bem, você verá uma tela como a que está abaixo, anunciando que há uma cópia de backup encontrada. Ele também indica alguns detalhes de como a cópia foi criada, quanto tempo leva e você deve clicar em Restaurar.

Atenção: não há nenhuma possibilidade de fazer esse processo mais tarde. Se você clicar no botão “pular”, só poderá restaurar o backup se repetir o processo inteiro (ou seja, a desinstalação e configurar a sua conta novamente).

Reprodução

Se você seguiu os passos, não há muito mais o que fazer, a não ser aguardar a restauração. Caso o backup inclua mensagens e arquivos mais pesados (fotos e vídeos), as mensagens são baixadas primeiro, o que geralmente é relativamente rápido. Assim, você pode começar a usar o WhatsApp assim que terminar.

Fotos e vídeos de um backup serão baixados em segundo plano e podem levar mais tempo para serem concluídos.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/como-restaurar-uma-copia-de-seguranca-do-whatsapp-nos-celulares-android/81366