Aplicativo criado por estudante ajuda deficiente visual a identificar cédulas de dinheiro

Um aplicativo desenvolvido por um estudante de Engenharia da Computação da PUC-Campinas auxilia deficientes visuais na identificação de cédulas de dinheiro. Usando o sensor da câmera do smartphone e um sistema de reconhecimento, sem necessidade de acesso à internet, o ‘Blind’ verbaliza o valor da nota e oferece maior autonomia ao usuário em atividades simples do dia a dia.

Antes de chegar gratuitamente à loja de aplicativos, o app desenvolvido por Leonardo Maciel como parte do trabalho de conclusão de curso (TCC) é testado por Fernando Maciel da Silva, de 33 anos, deficiente visual atendido pelo Centro Interdisciplinar de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Ciapd).

“A gente está tentando ajudá-lo. O Fernando vende trufas na rua, então precisa de ajuda para dar o troco, saber como contar o dinheiro corretamente. Ele já sofreu muito com isso, foi enganado algumas vezes”, conta o estudante.

Desempregado há três anos, Fernando perdeu a visão em 1999 após uma lesão no nervo óptico. Para ele, o app vai auxiliar não somente nas vendas no Centro de Campinas (SP), como também na expansão de sua autonomia.

“É uma nova adaptação e essa ideia vai me ajudar muito. Ainda estou aprendendo, mas quero treinar para facilitar pra mim”, conta.

“É uma nova adaptação e essa ideia vai me ajudar muito. Ainda estou aprendendo, mas quero treinar para facilitar pra mim”, conta.

“Eu faço o treinamento do software com fotos das notas, de várias formas diferentes, de como ela pode estar e, com esse treinamento, a pessoa consegue identificar”, relata.

Com os testes realizados com o Fernando e a ampliação do banco de dados do Blind, a expectativa de Leonardo é disponibilizar o app, de forma gratuita, até março de 2019.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2019/01/08/aplicativo-criado-por-estudante-ajuda-deficiente-visual-a-identificar-cedulas-de-dinheiro.ghtml