Saiba como encontrar e baixar muitos games clássicos para PCs e celulares

Os videogames chegaram ao seu 60º aniversário em outubro, se você começar a contar (como muitos fazem) com o Tennis for Two, um ancestral rudimentar de Pong, primeiro jogo desenvolvido pela Atari. Os games evoluíram muito desde então, é claro, tornando-se muito mais complexos, com gráficos sofisticados, sem falar nos famosos multiplayers.

Mas, como faz tanto tempo que foram inventados, às vezes você só quer matar a saudade daquele velho título, que era o seu favorito. Mas por que procurar um jogo antigo com gráficos rudimentares e apenas ações básicas? Para alguns, é pura nostalgia, como ler um livro de imagens de novo. Para outros, os jogos antigos são uma maneira de compartilhar a sua infância com os filhos.

As empresas de videogames captaram o desejo. A Nintendo vende consoles remotos pré-carregados com seus jogos antigos, assim como a Atari, a Sony e outras.

Mas se você não quer investir em um novo hardware, aqui estão algumas maneiras de reviver o passado e ver se você ainda lembra dos movimentos.

Encontre um jogo antigo para novos dispositivos

Muitos desenvolvedores mudaram o código do jogo original para lojas de aplicativos. Por exemplo, você pode jogar o Sonic the Hedgehog, da Sega, em um dispositivo Android ou iOS, embora você tenha que desembolsar alguns trocados para jogar sem anúncios ou mudar de fases.

Reprodução

Sonic the Hedgehog, feito para o sistema Sega Genesis em 1991, vem em uma versão touchscreen para o iPad e outros tablets
Além disso, algumas empresas de jogos com arquivos pesados têm versões de títulos antigos, que são executados em seu hardware mais recente. Dragon Ball Z: Super Butoden e Omega Fighter , por exemplo, estão à venda por menos de US$ 10 para o Nintendo Switch.

Encontre os games antigos nos serviços atuais de jogos

Os jogadores habituados a jogos sofisticados e gráficos mais ricos também podem encontrar games da infância em plataformas online dedicadas, como Steam e GOG Galaxy.

Reprodução

Além de jogos atuais, as plataformas Steam (imagem acima) e GOG também oferecem games clássicos

O Steam tem uma biblioteca maior, mas ambas oferecem jogos que são compatíveis com Windows e Mac. Nem todos funcionam em todos os sistemas de desktop e os preços variam, mas você pode encontrar favoritos dos anos 90 como Baldur’s Gate por US $ 20, Star Wars: X-Wing por US $ 10 ou EVE Online, de 2003, de graça.

Visite a biblioteca do arquivo da internet

Quando tiver um tempo sobrando, acesse o Archive.org. Esse site abriga livros, músicas, filmes e até mesmo versões antigas de sites, além de jogos. Clique no ícone Software para ter acesso a milhares de títulos antigos, muitos dos quais foram adaptados para serem reproduzidos diretamente no navegador com um teclado ou um joystick.

A capacidade de resposta pode ser instável e alguns jogos não têm som, mas os gráficos com certeza vão reavivar sua memória. Leia os comentários da página para dicas ou dê uma olhada nas instruções online postadas pelos entusiastas.

Reprodução

A coleção de software do Internet Archive oferece milhares de videogames antigos
Os destaques incluem The Internet Arcade (das máquinas de fliperama que funcionam com fichas, como Defender e Q*bert ) e o Console Living Room , com mais de 6.300 jogos de vários videogames domésticos – como o Atari 2600 , Colecovision, o Sega Master System e o primeiro Sony PlayStation. Games para Apple II e MS-DOS também foram adaptados para os navegadores web. É isso mesmo: você nem precisa instalar.

Emular sistemas operacionais antigos

Essa dica é para usuários um pouco mais avançados ou, ao menos, mais íntimos com os recursos do Windows e instalação de programas via prompt de comando.

Estamos falando agora de software de emulação. Há uma variedade grande desses programas, como o DOSBox, de código aberto, para Windows, Mac e Linux, e é uma opção popular para a execução de jogos antigos do MS-DOS em computadores atuais. O DOSBox também funciona com muitos games baixados do GOG.com.

Reprodução

O software emulador DOSBox executa jogos antigos do MS-DOS em sistemas Windows, Mac e Linux

Mas tenha cuidado. A web está cheia de sites de “jogos antigos” que oferecem downloads, e alguns são armadilhas de malware. Por isso recomendamos no início desse tópico que é preciso um pouco de intimidade com informática para aproveitar os emuladores.

O DOS Games Archives promete software shareware, freeware e de domínio público limpo.

Jogue Pac-Man sempre que quiser

Fortnite e Minecraft podem dominar o mundo do jogo hoje, mas, por pura persistência e uma enorme dose de nostalgia dos anos 80, você ainda pode encontrar o arcade icônico do Pac-Man em praticamente todas as plataformas de hardware que você tiver.

Reprodução

A cabeça amarela que anda por labirintos e mastigando tudo pela frente com o som característico waka-waka-waka chegou a ter um Google Doodle totalmente reproduzível em 2010 em seu 30º aniversário. Até a assistente virtual da Amazon, Alexa, ganhou uma versão em áudio chamada Pac-Man Stories, em que você conversa com a assistente e faz escolhas para o “Come-come”, alterando seus caminhos e fazendo assim várias histórias. Talvez seja uma prova de que os clássicos encontram um novo público em cada geração.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/games-e-consoles/noticia/saiba-como-encontrar-e-baixar-muitos-games-classicos-para-pcs-e-celulares/79662

Deixe seu comentário