Novo formato para cartões SD promete armazenamento de até 128 TB

A SD Association, entidade responsável pelos padrões de cartão de memória, anunciou nesta semana o novo formato SD Express. O padrão adiciona aos dispositivos interfaces PCI Express e NVMe, usadas hoje em “discos” SSD – o que deverá tornar os cartões mais rápidos, dando a eles velocidades de transferência de 985 MB/s. O formato também elevará a capacidade máxima deles dos 2 TB atuais dos cartões SDXC para até 128 TB com os futuros SD Ultra Capacity (SDUC).

Esse espaço todo seria o bastante para guardar mais de 250 milhões de fotos em um único SD. Dois deles seriam mais do que o suficiente também para armazenar toda a biblioteca de 35 milhões de músicas do Spotify, pelas contas do Engadget. A real utilidade de dispositivos rápidos e com muita capacidade de armazenamento, no entanto, seria para guardar, transportar e reproduzir vídeos em 4K e 8K e conteúdo em realidade virtual.

A mudança na especificação não vai alterar o formato dos cartões e nem mesmo a estrutura de pinos, que seguirá a mesma usada em alguns dos modelos vendidos hoje. Inicialmente, no entanto, o SD Express só poderá oferecido em cartões do tipo SDXC, SDHC e SDUC.

O anúncio, no entanto, não significa que modelos com 128 TB de armazenamento estarão à venda em breve. A capacidade máxima definida para cartões SD hoje é de 2 TB, mas ainda não existe no mercado um com esse espaço todo – há, no máximo, modelos com 512 GB, e sempre com preços proibitivos, que passam dos 2 mil reais.

A Western Digital, por meio de sua marca SanDisk, chegou a demonstrar o protótipo de um SD com 1 TB no segundo semestre de 2016, mas não deu uma previsão para lançá-lo. A história, porém, pode mudar com a chegada de um padrão que agiliza a transferência de arquivos.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/novo-formato-para-cartoes-sd-promete-armazenamento-de-ate-128-tb/77074