Veja como acelerar a recuperação após um treino ou prova dura

Após um treino intenso ou uma prova, os atletas profissionais têm uma série de estratégias para a recuperação. E você, atleta amador, quanto tempo leva para se recuperar? Existem algumas coisas que podem ser feitas, em casa mesmo, para acelerar essa recuperação. Confira três opções:

– Crioterapia:

Aplicar gelo local ou alternar bolsa de gelo e calor é uma ótima estratégia para recuperação muscular porque promove vasoconstrição e vasodilatação fazendo irrigação sanguínea.

– Liberação miofascial ou automassagem:

Pode ser feita com as próprias mãos ou com uso de canos de PVC, rolo de macarrão, bolinha de tênis ou até uma escova de cabelo. A técnica consiste em pressionar os músculos na direção das fibras musculares, como numa drenagem, mas com um pouco mais de pressão aumentando a circulação local.

– Meias, caneleiras, coxal e cintas com partículas de biocerâmica:

Essas partículas de biocerâmica absorvem o calor do corpo, devolvendo esta energia sob a forma de raios infravermelhos que atravessam a pele, estimulando assim o metabolismo celular, reduzindo a fadiga muscular. Você deve usá-las por algumas horas para obter os benefícios. Pode usar até para dormir e acordar novo em folha. Atletas olímpicos e de futebol estão usando esse material, com ótima resposta na diminuição de lesões.

Todas essas medidas visam aumentar o fluxo sanguíneo, pois é no nosso próprio sangue que está tudo o que a gente precisa para recuperação muscular. Quando a recuperação é adequada colhemos os benefícios do treinamento como aumento da performance, ganho de massa, emagrecimento, definição muscular, aumento da capacidade respiratória, entre outros.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/noticia/acabou-de-fazer-um-treino-ou-prova-dura-veja-como-acelerar-a-recuperacao.ghtml