Feira de segurança no Rio tem drones e tecnologia para bloquear internet em presídios

O Rio de Janeiro vai receber nesta terça-feira (4) a 11ª edição da LAAD Defence & Security, uma feira internacional sobre defesa e segurança. Com mais de 600 marcas nacionais e internacionais, a exposição pretende mostrar as novidades em equipamentos, serviços e tecnologias do setor.

O evento será realizado até a próxima sexta-feira (7) no Riocentro, Zona Oeste do Rio, com produtos voltados para as Forças Armadas e Forças Policiais. A expectativa é que mais de 37 mil visitantes passem pela feira. A cerimônia de abertura contará com a presença do ministro da Defesa, Raul Jungmann, e comandantes das três Forças Armadas. O presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, também são aguardados na exposição.

Entre os destaques do evento, está uma tecnologia para bloquear e interceptar sinais de celulares e internet em presídios. O sistema da empresa canadense TDC, conhecido como silentshield (escudo silencioso), não usa equipamentos físicos como antenas. O sistema é baseado em provedores de rede e tem a capacidade de rastrear ligações feitas de dentro das unidades prisionais e bloquear os aparelhos.

A mostra exibirá também o “soldado do futuro”. A companhia Motorola levará um ator interpretando um soldado equipado com vários dispositivos e com imagens transmitidas no estande da feira em tempo real. Por exemplo, uma câmera junto ao corpo que grava som e imagens do cenário do agente para registro.

No setor de aeronaves, o público contará com a exposição da réplica em tamanho real do caça Gripen E, a nova geração do Gripen da empresa suéca SAAB. Quem participar do evento, terá a oportunidade de entrar no cockpit do modelo.

O lançamento do novo Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) da FT Sistemas é uma das novidades da LAAD. O espaço contará ainda com a Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) batizada de Caçador da Avionics Services. O equipamento é sugerido para monitoramento, controle e aplicação militar de missões múltiplas com informações em tempo real.

Entre os estandes estarão expostos os mais importantes projetos estratégicos das Forças Armadas, como o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB ); da Marinha com o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON); do Exército; e o F-X2, da Força Aérea, que vai equipar a FAB com caças Gripen NG.

“Eu destacaria o grande projeto das Forças Armadas do Brasil que estão em andamento. O carro de combate Guarani, que é um carro do Exército sobre rodas que foi desenvolvido e projetado aqui no Brasil. É um dos grandes projetos. Outro é o caça, o Gripen, que irá equipar futuramente a Força Aérea do Brasil. Temos um exemplar do Gripen na escala 1×1 no nosso pavilhão 3”, afirmou o diretor da LAAD, Sérgio Jardim.

Serviço

  • Data: 4 a 7 de abril
  • Local: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
  • Horário da Exposição: 04 a 06 de Abril – das 10h às 18h / 07 de Abril – das 10h às 17h
  • Horário dos Seminários: 04 de Abril – das 14h às 17h / 05 e 06 de Abril – das 10h às 17h

 

 

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/feira-de-seguranca-no-rio-tem-drones-e-tecnologia-para-bloquear-internet-em-presidios.ghtml