Projeto brasileiro vence desafio de internet livre da Mozilla

A Mozilla anunciou os vencedores do seu Equal Rating Challenge, um concurso que avaliou uma série de propostas para deixar a internet mais acessível. Dentre os vencedores estava o projeto “CooLab – cooperativa de redes livres”, do brasileiro Bruno Vianna. O projeto venceu na categoria “Solução Original”.

O projeto tem como objetivo instalar infraestrutura de internet em cidades que ainda não têm acesso – ou têm um acesso muito limitado – à rede. A ideia, conforme apresentado por Vianna, é ajudar os 44% da população brasileira (88 milhões de pessoas, a maioria de baixa renda e áreas rurais) que não têm acesso à internet.

Para fazer isso, a CooLab faz um projeto de cooperação com os moradores da comunidade: em vez de comprar e instalar a antena, eles ensinam o pessoal a fazer o equipamento funcionar. Com isso, gera-se mais engajamento e conhecimento em torno da infraestrutura.

No entanto, a CooLab também tem uma ideia cooperativa para financiar essas instalações. De maneira geral, a ideia é criar um fundo para que a implementação da infraestrutura possa ser financiada. A comunidade então paga o financiamento e, feito isso, pode continuar pagando apenas pela manutenção do equipamento.

Com a vitória, o projeto ganhou uma bolsa de US$ 30 mil (cerca de R$ 95 mil). Trata-se de um valor importante para o CooLab, já que um dos maiores desafios do projeto é ganhar escala: com isso, cria-se um fluxo de caixa que permite que várias comunidades possam ser conectadas ao mesmo tempo.

 

 

Fonte: https://olhardigital.uol.com.br/noticia/projeto-brasileiro-vence-desafio-de-internet-livre-da-mozilla/67161