Carro ‘quase autônomo’ da Tesla prevê acidente na pista antes que ele aconteça

Carros que dirigem sozinhos foram a principal promessa da indústria da tecnologia em 2016 para o futuro. Algumas empresas já começaram a testar veículos autônomos, como a Uber e o Google, enquanto outras preferem estratégias um pouco mais seguras.

É o caso do sistema de direção automática dos carros elétricos da Tesla. O “Piloto Automático”, como é chamado, já esteve no centro de uma polêmica por ter supostamente causado um acidente de trânsito em março, mas as recentes atualizações do sistema o deixaram bem mais eficiente.

O Piloto Automático prevê e avisa o condutor do veículo de que um acidente pode estar prestes a acontecer bem na frente dele. E, em questão de segundos, o acidente de fato acontece.

É possível ouvir um alerta sonoro que se trata justamente do aviso emitido pelo Piloto Automático antes que o acidente aconteça. Segundo o usuário do Twitter que fez o upload do vídeo sobre isso, o sistema semiautônomo do carro também acionou os freios de emergência antes que o motorista o fizesse.

Elon Musk, presidente e fundador da Tesla, disse na ocasião do lançamento da versão 8.0 do Piloto Automático que o sistema era tão inteligente que poderia até “enxergar” situações perigosas na pista antes que elas acontecessem.

Além disso, o sistema é capaz de dirigir o carro sozinho, sem precisar do motorista, mas apenas durante uma linha reta e preferencialmente com as mãos do condutor sobre o volante por precaução. Não chega a ser um carro verdadeiramente autônomo, mas é quase.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/carro-quase-autonomo-da-tesla-preve-acidente-na-pista-antes-que-ele-aconteca/64940