A Hyundai está trabalhando em dois protótipos de exoesqueletos que podem reduzir os custos de produção desse tipo de aparelho. A ideia, segundo a própria montadora, é ajudar pessoas com deficiência a andar mais uma vez e também ajudar a criar “super-humanos” capazes, por exemplo, de carregar bastante peso.


A companhia apresentou, na semana passada, os dois protótipos em um evento: o H-Wex, para o levantamento industrial, e o H-Mex, para ajudar as pessoas com deficiência.

É necessário bastante treinamento para usar os equipamentos, mas eles podem realmente mudar a vida de seus usuários. Usando os botões indicados, os exoesqueletos são capazes de mover as pernas para frente, sentar e até subir escadas.

“De uma perspectiva comercial, há um forte alinhamento entre fazer um robô de mobilidade e um automóvel”, explica Tae Won Lim, vice-presidente de pesquisa e engenharia da Hyundai.

A empresa não disse quanto cada exoesqueleto vai custar, nem quando eles podem chegar ao mercado.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/hyundai-quer-produzir-exoesqueletos-mais-baratos-para-pessoas-com-deficiencia/64762